Os erros mais graves cometidos em entrevistas de emprego.

Ser pego mentindo, mexer no celular na frente do recrutador e usar roupas inadequadas estão entre os erros mais graves que candidatos podem cometer em entrevistas de emprego, segundo recrutadores ouvidos em uma pesquisa do site de carreiras CareerBuilder. 

Em cinco minutos, metade dos entrevistados diz já saber se o candidato é certo ou não para a vaga de emprego, e apenas 8% demoram mais de meia hora para tomar a decisão. O levantamento foi realizado nos EUA e teve participação de mais de mil gestores e profissionais de RH. 

O erro mais grave, na opinião dos recrutadores, é a mentira: 71% dos recrutadores consideram inadmissível descobrir que o candidato está mentindo sobre algo, mesmo quando ele se mostrar qualificado para a vaga. A maioria também acha grave atender o telefone ou enviar mensagens durante a entrevista (67%) e demonstrar arrogância (59%). Metade eliminaria profissionais que falam palavrões ou se vestem de forma inadequada na entrevista. Falar mal do empregador atual ou anterior é malvisto por 48% dos recrutadores. 

Cerca de 40% dos gestores ficam atentos à linguagem corporal do candidato para avaliar se ela é considerada “profissional”. Nesse ponto, o erro mais grave é fazer pouco contato visual com o recrutador, na opinião de 68%. Não sorrir e ficar mexendo com algo na mesa durante a conversa também são sinais de alerta para cerca de 40% dos respondentes. 

A diretora de RH da CareerBuilder, Rosemary Haefner, recomenda que candidatos se preparem para entrevistas treinando responder perguntas recorrentes e atentando para a linguagem corporal. “Na entrevista épreciso causar uma ótima primeira impressão, demonstrar conhecimento da empresa e do seu produto e saber exatamente como transmitir que você é ideal para o emprego”, diz.